quarta-feira, 11 de maio de 2011

Dica: Como alterar a cor da descrição do blog

Quem usa o Blogger talvez se tenha deparado com um erro na personalização, que não nos permite alterar a cor da descrição do blog.


Blogger 
    -> Design
             -> Template Designer
                     -> Advanced
                              -> Blog Description
                                        -> Description Color


Experimentem alterar a cor. Não acontece nada, não é?
Em vez de "Blog Description", experimentem alterar a cor no "Page Text". Essa opção altera não só a cor do texto principal como também a da descrição do blog. Para mal dos nossos pecados, o Blogger tem a cor do texto principal como default para a cor da descrição do blog. Pode funcionar para alguns mas, quem quiser colocar uma cor diferente, vai encontrar algumas dificuldades pelo caminho.

Foi precisamente o que aconteceu comigo. Deparei-me com este problema e fui procurar alguma solução nos fóruns de Ajuda do Blogger. Encontrei vários utilizadores com o mesmo problema; um deles, deu uma sugestão que o resolve parcialmente:


Blogger 
    -> Design
            -> Edit HTML

Antes da seguinte linha de código:


Escrevam isto:


A cor é opcional, obviamente. Usei o "yellow" para exemplificar.
Agora guardem.

Apesar de resultar, não é muito eficiente, pois a escolha de cores fica bastante limitada; além de que, sempre que quisermos alterar a cor novamente, teremos de mexer no código, ao passo que seria muito mais cómodo poder alterá-la no Template Designer. Em relação a isso, tenho boas notícias: Depois de algumas experiências, consegui criar uma forma de o fazer. Basta seguir estes passos:


Blogger 
    -> Design
            -> Edit HTML

Tal como há pouco, encontrem a seguinte linha de código:


Mas agora, em vez do código que indiquei anteriormente, escrevam isto:



É necessário alterar mais uma coisa ainda.

Encontrem o seguinte bloco de código (encontra-se mais ou menos ao início):




Agora, reparem na linha destacada a verde. É isso que faz com que a cor da descrição do blog dependa da cor do texto geral. O que vamos fazer agora é alterar os padrões default, na linha de código que está dentro da elipse verde. Para simplificar, podemos usar os valores que estão dentro da elipse amarela. É só copiar e colar. Isto vai fazer apenas com que, por default, as cores da descrição do blog sejam as mesmas que as do título do blog, caso não as editemos; mas permite-nos personalizar individualmente as cores dessas secções na mesma, que é o nosso objectivo.

Quando estiver tudo alterado, o bloco de código anterior deve ter o seguinte aspecto:



Agora é só guardar. Et voilà! Já podemos personalizar as cores da descrição do blog ao nosso gosto! :)



Uma última nota: Eu sou um bocado noob em programação e afins, portanto, de certeza que há maneiras muito mais correctas de resolver isto; no entanto, esta funciona!! É o que é preciso. ;)




Ps: Se funcinou contigo, por favor, deixa feedback! Só porque é bom a gente saber que ajudou alguém. :)
Obrigada.